quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RECONQUISTA E FUNDAÇÃO DE PORTUGAL

A RECONQUISTA: CONDADO PORTUCALENSE: REINO DE PORTUGAL
El Cid 1961 


No início do século VIII os Muçulmanos conquistaram a Península Ibérica. A Reconquista Cristã destes territórios demorou cerca de 800 anos.
Ao longo desse tempo Cristãos e Muçulmanos tiveram períodos de luta, mas também de convivência pacífica e de troca de conhecimentos.
No ano 711 um exército muçulmano vindo do Norte de África atravessou o estreito de Gibraltar e ocupou quase toda a Península Ibérica vencendo os Visigodos

 (Batalha de Guadalete)e foram derrotados pelos Francos em 732 na Batalha de Poitiers por Carlos Martel.
Na Península Ibérica só nas Astúrias é que os cristão resistiram tendo como chefe Pelágio que derrotou os Muçulmanos na Batalha de Covadonga, aí começou a RECONQUISTA.
A Reconquista apoiada pela Igreja Católica e por outros reinos cristãos, foi um movimento militar e religioso que se integrou, a partir do século XI, no contexto das CRUZADAS, nas lutas contra o INFIEL, como então se chamava aos Muçulmanos (mouros), desenvolvidas pela Santa Sé.
O movimento de Reconquista Cristã, que se iniciou nas Astúrias, levou à formação de vários reinos cristãos na Península Ibérica. A partir de um destes reinos, o de Leão e Castela, formou-se o Reino de Portugal.
No século X os Cristãos dominavam a Península até à linha do Rio Douro.

 Formaram-se quatro reinos cristãos: Leão, Castela, Navarra e Aragão. 
As fronteiras destes reinos sofreram avanços e recuos.
Os Mouros pedem ajuda aos Almorávidas e os cristãos pedem ajuda a cruzados franceses e flamengos

.
O CONDADO PORTUCALENSE
De entre os nobres franceses que vieram em auxílio do rei cristão, destacou-se D. HENRIQUE DE BORGONHA. 

Como recompensa pelos serviços prestados, Afonso VI entregou a D. Henrique a sua filha TERESA, em casamento e doou-lhe os territórios entre o rio Minho e Coimbra- 
O CONDADO PORTUCALENSE.
Esta doacção era um FEUDO, D. Henrique tornou-se vassalo do rei de Leão e Castela e uma das obrigações era alargar o território para Sul, lutando contra os mouros.
D. Henrique morreu em 1112, sucedendo-lhe no trono a sua esposa, D. Teresa.
D. AFONSO HENRIQUES filho de ambos lutou contra a mãe e venceu-a em 1128 na Batalha de S. Mamede e assumiu o governo do Condado.


D. AFONSO HENRIQUES

-Alargou o território para Sul
-Obteve a independência face ao rei de Leão e Castela de seu primo Afonso VII no TRATADO DE ZAMORA (1143).
-Conseguiu da Santa Sé (autoridade máxima na Europa nesta época) reconhecesse a independência de Portugal. (1179: A BULA MANIFESTIS PROBATUM pelo Papa Alexandre III.)
Portugal tornou-se independente em 1143.
Os muçulmanos foram expulsos definitavamente por Afonso III.

Sem comentários:

Enviar um comentário