Na Idade Média a sociedade estava dividida entre uma minoria de privilegiados e uma maioria de não - privilegiados.
A actividade principal da população era a agricultura que se desenvolvia nos grandes domínios senhoriais.
1. Lê o documento .
“ A fé é pois uma coisa simples, mas aqueles que a professam dividem-se em três classes: para além dos padres, a lei humana estabeleceu duas outras bem distintas . O nobre e o servo não são regidos pela mesma lei (…).
Portanto, a família de Deus, que se crê uma só, estava dividida em três classes: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Estas três ordens coexistem e não se podem separar; os serviços de cada uma delas são indispensáveis às outras duas.”
1.1. Identifica a ordem social a que pertence o homem representado na figura.
Justifica a tua resposta.
1.2. Caracteriza as três ordens sociais referidas no documento.
1.3. Indica as actividades de cada ordem social.
2. Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
__ O clero e a nobreza são privilegiados porque pagam impostos.
__ Os membros do clero e da nobreza podem receber tributos e rendas e administrar a justiça nos seus territórios.
__ A sociedade medieval era urbana pois a maioria da população vivia nos campos.
__ O povo trabalhava e recebia impostos da nobreza.
__ A maior parte do povo vivia e trabalhava nos domínios senhoriais.
3. Observa a imagem.
A-Casa do senhor
B-Moinho
C-Casas dos camponeses
D-Capela
E-Reserva
F-Mansos
A actividade principal da população era a agricultura que se desenvolvia nos grandes domínios senhoriais.
1. Lê o documento .
“ A fé é pois uma coisa simples, mas aqueles que a professam dividem-se em três classes: para além dos padres, a lei humana estabeleceu duas outras bem distintas . O nobre e o servo não são regidos pela mesma lei (…).
Portanto, a família de Deus, que se crê uma só, estava dividida em três classes: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Estas três ordens coexistem e não se podem separar; os serviços de cada uma delas são indispensáveis às outras duas.”
Adalberão, bispo de Laon- Carta ao rei Roberto, o Pio, século XI
1.1. Identifica a ordem social a que pertence o homem representado na figura.
Justifica a tua resposta.
1.2. Caracteriza as três ordens sociais referidas no documento.
1.3. Indica as actividades de cada ordem social.
2. Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
__ O clero e a nobreza são privilegiados porque pagam impostos.
__ Os membros do clero e da nobreza podem receber tributos e rendas e administrar a justiça nos seus territórios.
__ A sociedade medieval era urbana pois a maioria da população vivia nos campos.
__ O povo trabalhava e recebia impostos da nobreza.
__ A maior parte do povo vivia e trabalhava nos domínios senhoriais.
3. Observa a imagem.
A-Casa do senhor
B-Moinho
C-Casas dos camponeses
D-Capela
E-Reserva
F-Mansos
3.1. Assinala no desenho os seguintes elementos, escrevendo as letras nos locais correspondentes.
3.2. Define os seguintes conceitos.
.Suserano
.Vassalo
4. Lê o documento e observa a figura.
“ O primeiro dever do vassalo é ser fiel ao senhor e ajudá-lo na guerra. Deve igualmente participar nas assembleias organizadas por este e juntar-se junto dele quando faz justiça. Para além disso pode ter de participar nas despesas de uma cruzada ou pagar o resgate se o seu senhor for feito prisioneiro. Por seu lado, o senhor protege o vassalo, ajuda-o em caso de conflito e educa-lhe geralmente os filhos no seu castelo."
Brigitte Coppin e Dominique Joly, A Idade Média, Ed. Fleurus
4.1. Identifica o contrato representado na figura.
4.2. Refere as obrigações de cada uma das partes neste contrato.
4.3. Identifica as cerimónias do contrato.
1:________________
2:______________
3:_________________
.Suserano
.Vassalo
4. Lê o documento e observa a figura.
“ O primeiro dever do vassalo é ser fiel ao senhor e ajudá-lo na guerra. Deve igualmente participar nas assembleias organizadas por este e juntar-se junto dele quando faz justiça. Para além disso pode ter de participar nas despesas de uma cruzada ou pagar o resgate se o seu senhor for feito prisioneiro. Por seu lado, o senhor protege o vassalo, ajuda-o em caso de conflito e educa-lhe geralmente os filhos no seu castelo."
Brigitte Coppin e Dominique Joly, A Idade Média, Ed. Fleurus
Contrato de Vassalagem |
4.1. Identifica o contrato representado na figura.
4.2. Refere as obrigações de cada uma das partes neste contrato.
4.3. Identifica as cerimónias do contrato.
1:________________
2:______________
3:_________________
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