quinta-feira, 26 de agosto de 2010

BIOGRAFIA: JÚLIO CÉSAR

JÚLIO CÉSAR Caio Júlio César (em latim Gaius Julius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CAESAR•DIVVS; 13 de Julho, 100 a.C.–15 de Março, 44 a.C.) foi um líder militar e político da República romana. 
As suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até o oceano Atlântico: um feito de consequências dramáticas na história da Europa. 
No fim da vida, lutou numa guerra civil com a facção conservadora do senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos optimates, tornou-se ditador (no conceito romano do termo) vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e económicas em Roma.
O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C. por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. 

Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.
No ano 60 a.C., os generais ricos e poderosíssimos corrompem a república romana.

 O Império agita-se com a guerra civil, e proliferam a violência e o assassinato nas ruas. Julio César, desesperado por ganhar fama e honra, embarca numa campanha brutal que dura dez anos para anexar-se a Gália e alcançar a fama por si mesmo. 
Os seus rivais aristocratas tentam pará-lo, mas Julio César é um manipulador hábil. 
A sua propaganda e vitórias clamorosas contra os bárbaros entusiasmam o povo. No ano 49 a.C., atravessa o rio Rubicão para reclamar o seu legítimo lugar como chefe de Roma. Com isso desencadeia uma nova guerra civil que o leva a enfrentar Pompeu, o Grande, e faz pressagiar o fim da república.

Sem comentários:

Enviar um comentário