quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FEIRA MEDIEVAL: AÇOUGUEIRO

Açougue medieval
Um açougue (brasileiro) ou talho (português) é uma unidade de um segmento comercial destinada a vender cortes e partes de carne, geralmente suína e bovina.
Açougue, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, vem do árabe as-suq (سوق), que quer dizer "mercado", "feira". 
O primeiro registo na língua portuguesa data de 1254, na forma azougue, evoluindo depois (1269) para aaçougue e, pouco tempo depois, para o atual açougue. 
Quando os Portugueses tornaram a contactar com os mouros, no Norte de África, no século XV, reexportaram a palavra para o léxico, como soco (cf. castelhano zoco). 
Em Portugal, porém, prevaleceu no vocabulário comum o termo sinónimo talho.
A palavra açougue vem do árabe "as-soq", que significa mercado ou feira e foi usada para designar as casas de venda de carne.
 O primeiro registro do uso dessa palavra na língua portuguesa data de 1254, na forma "azougue". Pouco depois o vocábulo evoluiu para "aaçougue", para então finalmente passar para o atual açougue. Os açougues medievais eram localizados em casas familiares e o trabalho era quase artesanal. 
A higiene, nesse período não era muito prezada, e a procedência das carnes não poderia ser avaliada.

Sem comentários:

Enviar um comentário