A ARTE ROMÂNICA
PENAFIEL (Portugal): Igreja do Salvador, matriz de Paço de Sousa. |
Os edíficios românicos tinham um aspecto austero e robusto, assemelhando-se a fortalezas.
Este aspecto defensivo, liga-se ao facto da Europa ter atrevassado um período de invasões, marcado pela guerra e pela insegurança.
O Românico deixou-nos vários tipos de igreja que vão das modestas capelas rurais às dos grandes centros de peregrinação, passando pelas catedrais (isto é, pelas igrejas que contêm a cátedra, a cadeira ou trono dos bispos), geralmente erigidas nas cidades.
O castelo
Tirando a arquitectura religiosa, os castelos foram das poucas construções românicas que sobreviveram até aos dias de hoje pois, numa época marcada, ainda, pela recessão material e técnica, a maior parte dos edifícios (incluindo mesmo as moradias senhoriais) foi construída em madeira ou noutros materiais perecíveis, não deixando exemplos significativos.
Tendo evoluído a partir de simples paliçadas de madeira, os primeiros castelos em pedra surgiram, no Ocidente, nos finais do século X.
Eram fortificações militares, de carácter defensivo, erguidos geralmente em locais estratégicos (como pontos altos ou ilhotas cercadas de água), junto às linhas fronteiriças, ou no litoral, e ao longo do percurso dos grandes rios navegáveis.
Eram constituídos por grossos e altos panos murais, terminados em merlões e ameias, e formados por blocos de pedra toscamente aparelhados e sobrepostos sem recurso a argamassas, sustentando-se pelo peso e pelos contrafortes adossados.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE ROMÂNICA:
- Utilização de elementos de influência romana
- ARCO DE VOLTA PERFEITA-ABÓBADA DE BERÇO E ARESTAS-PLANTA EM CRUZ LATINA-JANELAS PEQUENAS: o que faz que os interiores tenham pouca luminosidade
-PAREDES GROSSAS-CONTRAFORTES: no exterior para suportar o peso das abóbadas
-TÍMPANOS,ARQUIVOLTAS,COLUNAS DECORADOS COM MOTIVOS GEOMÉTRICOS OU COM CENAS ´BÍBLICAS (PORTAL).
As construções eram verdadeiras fortalezas, serviam de refúgio ás populações. Os interiores das igrejas eram pouco iluminados, o que reflecte o ideal de religiosidade da época, que era marcado pelo silêncio e pela meditação.
O ROMÂNICO EM PORTUGAL
-DOMUS MUNICIPALIS: Bragança
-Castelos
-IGREJA de S.PEDRO DE RATES
-SÉ VELHA DE COIMBRA
Sem comentários:
Enviar um comentário