quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VISITA DE ESTUDO: CASTELO DE BRAGANÇA: PELOURINHO


PELOURINHO
"Berrão"
É o pelourinho mais singular de todo o distrito, sobretudo porque se encontra assente sobre uma figura zoomórfica, um "berrão", conhecida como "a porca da vila", certamente bem mais antiga que o pelourinho e estranha às funções deste.
O "berrão" ou porca, cujo significado exacto se encontra ainda por esclarecer, é uma figura bastante comum em Trás-os-Montes, de que são exemplos bem conhecidos os de Murça e de Torre de D. Chama. Este de Bragança, esculpido em granito como habitual, tem cerca de dois metros de comprido e encontra-se erguido sobre um soco com quatro degraus de planta octogonal. As patas são curtas, fruto da destruição causada pelo arranque forçado da obra do seu primitivo lugar. A meio do corpo existe uma corcova que foi usada para nele implantarem o pelourinho. Este data do séc. XIII e tem um fuste cilíndrico com 30 cm de diâmetro e cerca de 6,20 m de altura.

O capitel é uma cruz de braços iguais cujos topos se apresentam historiados, representando uma ave, um cão, um homem e motivos fitomórficos. Encima a cruz um escudo onde se vislumbram um castelo e quinas. A rematar o conjunto existe uma outra figura humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário